A Divisão de Documentação e Pesquisa da História da Psicanálise é um centro que abriga documentação da própria SBPSP, desde sua criação e reconhecimento pela IPA, até os dias atuais. A história da Psicanálise em São Paulo e no Brasil está representada nesse arquivo. É um acervo de referência na área da História da Psicanálise e demais áreas correlatas das Ciências Humanas.
Foi criada em 2000 após a exposição “Brasil, Psicanálise e Modernismo” paralela a mostra “Freud: Conflito e Cultura”, que motivou ampla investigação sobre a entrada das primeiras ideias psicanalíticas em São Paulo e, consequentemente, no Brasil. Surgiu daí a necessidade de um espaço que guardasse essas memórias.
Desde então a Divisão (DDPH) vem resgatando, organizando e mantendo conjuntos de documentos dos mais diversos tipos. Abriga a documentação da SBPSP, além de arquivos pessoais de vários de seus fundadores e contemporâneos. Seu acervo é composto predominantemente por arquivos pessoais, que apresentam múltiplas tipologias documentais como fotografias, atas, boletins, entrevistas, artigos, cartas, obras de arte, objetos pessoais, recibos e livros.
Fundos e Coleções sob nossa guarda: Durval Marcondes, Virgínia Leone Bicudo, Lygia Alcântara Amaral, Adelheid Lucy Koch, Flávio Dias, Judith Andreucci, Mário Yhan, Franck Phillips, Gecel Sterling, Isaías Melsohn, Odilon de Melo Franco, Hélio Amâncio Camargo, Breno Iulo Ribeiro, Darcy de Mendonça Uchôa, Narciso Coelho Neto, Roberto Azevedo.
A SBPSP por meio da Divisão fortalece sua missão formadora de novos psicanalistas e demais interessados na História da Psicanálise em São Paulo, no Brasil e no mundo.
Para conhecer mais sobre nosso acervo e realizar suas pesquisas conosco, agende sua visita pelo e-mail: